Links no Instagram – Sua marca provavelmente está fazendo da maneira errada!

O Instagram é majoritariamente uma rede social visual, mas nada impede que conteúdos por lá também sejam mais profundos e contenham links para direcionar a CTA (call to action) para um artigo, uma página de produto, evento no Facebook ou uma matéria fora do Instagram. Tudo depende do nicho.

O problema está em como as pessoas utilizam a estratégia de adicionar links nos conteúdos. A maioria das marcas que acompanho (marcas grandes inclusive) erram rude.

Para quem não sabe (e tem gente que não sabe), não é possível clicar no link da legenda de um post no Instagram e muito menos copiar o link para colar no navegador.

Quando abordo aqui a importância de saber trabalhar a estratégia de links no Instagram, estou falando de UX (experiência do usuário). Se você quer direcionar seus seguidores para algum link externo, há algumas maneiras eficazes de fazer isso. E quando você coloca um link na legenda de um post no Instagram você está prejudicando a experiência do usuário dentro da sua rede. Aposto que não é isso que você quer, né?! Especialmente se você deseja entregar conteúdos relevantes.

Imagine você, navegando no Instagram e vê um post de uma matéria sobre marketing. Você se interessa e vê que o resto do conteúdo está em um link externo. Você sente curiosidade para saber o resto do conteúdo, porém, não consegue copiar o link da legenda e muito menos clicar no link para ser direcionando para o restante do conteúdo. Frustrante, não é mesmo? É isso que acontece com seus seguidores. Eles não conseguirão ver o restante do conteúdo no link que você divulgou. Então, a pergunta que fica é: como trabalhar links no Instagram?

Vou colocar aqui algumas maneiras de se fazer isso.

  • Link nos stories:

Se seu perfil no Instagram tem mais de 10k de seguidores, você pode postar no seu feed uma parte do conteúdo com um CTA chamando para os stories. É bacana também destacar esse story para ficar mais organizado e o usuário não precisar ficar procurando o conteúdo divulgado.

Faça dois layouts: 1 para o feed e outro para os stories. Quando for postar o story sobre o conteúdo em questão, clique no ícone de link (aquela correntinha) e adicione lá. Também é legal solicitar aos seguidores para clicar onde diz “saiba mais”.

Caso seu perfil não tenha mais que 10k de seguidores, você pode adicionar links caso você patrocine o story ou poste por uma ferramenta de automatização do Instagram como Postgrain, ou MLabs.

  • Link na bio:

Essa é uma maneira assertiva e simples de trabalhar links no Instagram.

Vamos supor que você tem 6k de seguidores e não é possível adicionar link nos stories. O que você pode fazer é, na legenda do post adicionar a CTA “saiba mais no link na bio”, e aí, na opção de adicionar um link no perfil você adiciona lá, na bio (descrição).

Adendo: sempre encurte os links em sites como bitly. Ninguém gosta de ver aquele link gigante.

  • Link no IGTV:

O Instagram vem dando uma colher de chá para os usuários quando o assunto é IGTV. Afinal, é um recurso que as pessoas estão se acostumando a usar, mas tudo indica que tem tudo para ser um sucesso se bem trabalhado.

O IGTV é o único recurso dentro do Instagram que aceita links clicáveis dentro do texto de descrição dos vídeos. O mais legal é que é possível inserir esses links tanto pelo celular como pelo computador.

Como fazer:

Clique nos 3 pontinhos de edição da descrição do vídeo no IGTV, e adicione o link (encurtado pelo amor da deusa) na legenda. Dessa forma fica clicável e você não precisa ter mais de 10k de seguidores.

Plus:

Muitas pessoas usam ferramentas de automatização e fazem um post só para ser postado no Instagram e no Facebook. Não podemos ter preguiça de postar 1 para Facebook e outro para Instagram. Lembrando também que cada rede social tem uma estratégia diferente e que nem sempre o mesmo conteúdo pode ser publicado de forma igual em todas as redes.

Ficou com mais dúvidas? Entre em contato com a gente. Vamos juntos colaborar para que as redes sociais sejam mais relevantes e entreguem conteúdos que sejam úteis aos seguidores.

 

Por Priscila Lopes Aires – Gestora de Marketing Digital Friday

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